ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


Durante o período de 1986 a 1991 foram implementados cinco planos de estabilização (Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II). Em relação às características dos planos, julgue as seguintes afirmações:

I- Todos fracassaram em virtude do excesso de demanda que prontamente se seguiu à estabilização dos preços;

II- Nenhum previa a proibição de toda e qualquer indexação;

III- Tinham por objetivo assegurar a estabilidade de preços concomitantemente a uma melhora na distribuição de renda;

IV- Provocaram, por seus efeitos acumulados, uma forte valorização na taxa real de câmbio entre o início de 1986 e o final de 1990;

V- Todos envolviam algum congelamento temporário de preços e foram lançados de surpresa.

São corretas as afirmações:


III, IV e V, apenas.


I, III, IV e V, apenas.


I, II e III, apenas.


II, IV e V, apenas.


I, IV e V, apenas.

“A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus. É a bandeira da EU – sigla da União Europeia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa. Em conferências internacionais, a posição da EU substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002. Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da união Europeia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.

(ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2003. 251 p.)

 

Considerando o longo caminho histórico que foi necessário para constituição da União Europeia analise as afirmativas abaixo.

 

I-             No dia 18 de abril de 1951, a Alemanha e outros cinco países europeu fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA ou “Montanunion”), com o objetivo de coordenar a produção de ambos os produtos em nível suprarregional.

 

II-            O acordo assinado a 18 abril de 1951, criava as bases do que acabou se desenvolvendo na Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, União Europeia. Seus fundadores foram Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, Alemanha e França.

 

III-          Benelux teve sua criação em 1958 e foi extinta em 1992. A associação foi criada com o objetivo de estabelecer uma política de comércio exterior comum aos três países, que lhe permitisse negociar livremente produtos, trabalhadores, serviços e capital.

 

IV-          O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, e previa que, em doze ou até quinze anos, estaria configurado o mercado comum. O mercado comum foi configurado em meados de 1968.

 

V-           O Tratado de Maastricht foi um marco no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O resultado mais evidente foi a utilização do termo atual EU.

 

É correto o que se afirma em:


II, IV e V, apenas.


I e II, apenas.


I, II, III, IV e V.


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.

É a forma mais simples de integração. É aquela na qual dois ou mais países reduzem as barreiras para as importações e exportações de bens e serviços de/ para os demais países do bloco. Importações e exportações de bens e serviços.

As características acima são referentes a forma de integração:


União aduaneira.


União econômica.


Área de livre comércio.


Mercado Comum.


 Integração Política.

No documento, Caracas “rechaça categoricamente as manobras e farsas antijurídicas (...) que pretendem vender a infame história sobre o não cumprimento pela Venezuela dos compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao Mercosul”. No dia 13 de agosto de 2016, o governo Brasileiro divulgou nota afirmando que os “membros-fundadores do Mercosul terão diante de si a complexa tarefa de definir as medidas jurídicas aplicáveis” contra a Venezuela, pelo fato de não ter cumprido todas as exigências necessárias para se incorporar ao bloco como membro pleno.

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/08/1803567-venezuela-diz-que-brasil-argentina-e-paraguai-violam-tratados-do-mercosul.shtml. Acesso em: 22 ago. 2016).

Pode-se afirmar que que são membros fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul):


Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Brasil, Peru, Colômbia e Paraguai.


Brasil, Chile, Equador e Uruguai.


Brasil, Argentina, Peru e Chile.


Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

O Pacto Andino, também chamado Comunidade Andina (CAN) foi criado em 1969. Considerando sua formação, características e objetivos analise as afirmativas abaixo.

 

I- O Acordo de Cartagena criou o Pacto Andino que reúne atualmente Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador e Chile.

II- Em 19 de abril de 2006, Hugo Cháves, anunciou a saída da Venezuela da Comunidade Andina.

III- Os Estados Unidos, apoiou a criação do bloco desde sua criação em 1969 focando o combate ao tráfico de drogas.

IV- O Pacto Andino enfrenta intensas crises em seu interior devido a realidade de seus membros.

 

É correto o que se afirma em:


II, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III, apenas.

Considerando as peculiaridades dos blocos econômicos e os fatores que determinam a sua formação analise as afirmativas abaixo.

 

I- A formação dos blocos econômicos permite a integração regional em diversos segmentos: econômico, político, cultural, etc.

II- A formação dos blocos econômicos proporciona a melhoria nas relações sociais com a diminuição dos conflitos étnico-culturais.

III- A formação dos blocos econômicos diminui a participação econômica, porque desintegra mercados regionais do mundo.

IV- A formação dos blocos econômicos impossibilita o trânsito de pessoas, serviços e mercadorias no interior do bloco.

É correto o que se afirma em


III e IV, apenas. 


II e III, apenas.


I, apenas.


I e II, apenas.


III, apenas.

Leia com atenção o trecho abaixo:

 

“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255

 

Sobre a formação dos Blocos Econômicos leia com atenção as afirmativas abaixo:

 

I- A formação dos blocos adquire uma força maior, principalmente, no setor econômico, pois eleva a capacidade de disputa por mercados.

II- Os blocos econômicos são estratégias utilizadas pelos países para unir forças e proteger o mercado regional.

III- O mercado interno fortalecido, pelos blocos econômicos, proporciona um maior consumo interno e estimula novas alianças com o restante do mundo.  

 

É correto apenas o que se afirma

 


I e III


I, II e III


II


I


III

Tendo em vista, os estudos sobre a OMC, julgue as afirmativas abaixo com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

(  ) - A organização tem sua sede localizada em Paris e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.

(  ) - A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.

(  ) - A OMC favorece o protecionismo diminuindo as restrições das transações comerciais internacionais.

(  ) - A OMC herdou do GATT um conjunto de princípios que fundamentam a regulamentação multilateral do comércio.

 

A sequência correta está respectivamente contida em:


F, V, F, V.


F, F, F, F.


F, F, F, V.


V, F, V, F.


V, F, F, V.

Diante do fracasso da conferência de Seatlle, dá-se início, em 2001, à rodada de Doha, cuja pauta acrescentava às discussões temas como regras sobre investimento, concorrência, meio ambiente e compras governamentais. Pode-se apontar como o principal problema da Rodada de Doha:

 


A retirada de alguns países, como a Índia, antes do início das negociações em Doha


A gestão problemática decorrente da primeira rodada organizada pela OMC. 


A preocupação excessiva de cada país em favor de seus próprios interesses.


A participação dos países em desenvolvimento que não foram incluídos nas discussões


A questão ambiental apontada pelo Protocolo de Kyoto, apoiada pelos EUA e EU.

Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos. Essa característica é resultante da existência de interdependência, principalmente econômica, provocada pela globalização. Diante disso, julgue as afirmativas abaixo.

 

I- A globalização, de acordo com uma ótica social e cultural, sofre influências regionalistas, dentro de uma ordem política global, mesmo que haja uma grande distância entre essas regiões.

II- A globalização se iniciou com a colonização, sendo que a palavra empregada representa uma nova roupagem de uma velha prática dos países centrais.

III- A globalização econômica reserva um papel significativo ao Estado que é um agente impulsionador de políticas, conservando a liberdade de ação.

IV- Dentre as corporações transnacionais e organizações multilaterais, que desempenham o papel único de integração econômica entre os países, pode-se citar a ONU.

 

A sequência correta está contida em:


F, V, F, V.


V, V, V, F.


V, V, F, F. 


F, F, F, V.


V, F, V, F.

Páginas: 12345678